Recentemente me deparei com essa pergunta, o que faz exatamente uma produtora de moda? Ou produtor de moda.

Me sinto apta a responder essa pergunta, pois apesar de não ser uma produtora de moda, eu acompanho o trabalho de muitas dessas profissionais. E inclusive já fiz parte de projetos com elas.

O primeiro que você precisa saber sobre o que faz exatamente uma produtora de moda é deixar de lado o glamour, que muitas vezes as pessoas pensam que vão encontrar.

Na verdade, no dia a dia, esses profissionais trabalham muito, para ter o resultado que a gente encontra em revistas, editoriais e catálogos de moda.

Além disso, é importante investir em bons cursos, ter conhecimento de moda é obrigatório, mas não só isso.

O dia a dia do que faz exatamente uma Produtora de Moda

Eu acompanhei durante muito tempo semanas de moda como jornalista, e também já trabalhei como produtora executiva em catálogos de moda, por isso, acabei acompanhando o dia a dia de produtoras de moda.

Sem dúvida existe um vasto campo de trabalho para essas profissionais, apesar de ser um tanto fechado. Mas você deve tá se perguntando, como assim? É que na maioria das vezes, a contratação é feita por indicações, logo, manter bons relacionamentos é fundamental para quem deseja garantir o seu lugar.

O produtor de moda pode trabalhar em revistas, jornais, catálogos para empresas, emissoras de televisão, ou como freelancer.

No mais, quando se fala sobre o que faz exatamente uma Produtora de Moda, ela fica responsável por:

No caso de veículos de comunicação:

  • Escolher as peças de vestuário e calçados junto às assessorias das marcas. Sendo que tudo precisa estar de acordo com a pauta dada pela jornalista responsável.
  • Fazer casting de modelos (quando necessário).
  • Recolher todas as peças, e no final entregar em perfeitas condições para as marcas que emprestaram.
  • Acompanhar as fotos, produzindo as modelos com as peças que se complementam entre si.

Eu via muito o trabalho da produtora de moda em catálogos de marcas. Nesse caso, muitas vezes elas acabavam se envolvendo inclusive no cenário usado para a sessão de fotos.

Só por essa breve explicação já deu para perceber que é necessário gostar muito da profissão.

Existem ótimos cursos no Senac e o Senai Cetiq, se você estiver pensando em seguir essa carreira. Na maioria das vezes, o custo x benefício nesse caso é melhor, e pode ser um começo.

Mas há instituições especializadas em moda que tem uma grade bem completa. No Rio eu indico o Instituto Rio Moda. E em São Paulo tem o Istituto Europeo di Design – IED São Paulo (que tb tem no Rio)

Lógico, se tiver a oportunidade de ter uma experiência internacional, isso acaba dando pontos extras para a sua carreira. Tem vídeo no canal sobre os Bastidores de uma Produção de Moda 🙂

E aí, sonha em seguir essa profissão? Já sabia como ela funcionava? Conta pra mim aqui nos comentários.

Beijos e até o próximo post.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.