Conhecer de perto as locações do filme O Fabuloso Destino de Amélie Poulain, era um sonho que eu já tinha há um tempão. Desde que virei fã de carteirinha dessa produção francesa.

E quem me acompanha por aqui e pelas redes sociais viu que 2017 foi o ano de realizar esse sonho. Foi uma verdadeira caça ao tesouro. Tivemos uma ajuda para lá de especial que foi da Lana, tia de uma amiga que mora na França. Ela nem conhecia o filme da Amélie Poulain, mas embarcou com a gente nessa aventura.

Amélie Poulain

O “Le Fabuleux Destin d’Amélie Poulain” como o nome já sugere, conta a história de Amélie, uma jovem sonhadora, que passa a viver mil aventuras em busca de fazer a diferença na vida dos outros.

O bairro que serviu de cenário para grande parte das cenas de Amélie Poulain foi o Montmartre, conhecido por ser o bairro dos artistas, a parte boêmia da cidade. Lá fica a conhecida basílica Sacré-Coeur. Era nessa área que Amélie morava, trabalhava e fazia as suas compras, então, fã que é fã precisa tirar um dia para fazer esse percurso.

Por mais que eu quisesse ir em todas as locações do filme, o tempo foi muito pouco, foram apenas quatro dias em Paris, mas depois de um pesquisa (obrigada Tips Trips), focamos naqueles mais importantes da história.

Começando o roteiro das locações do filme da Amélie Poulain

A primeira dica que tenho para passar é que os lugares do filme da Amélie Poulain não são tão pertos, ou seja, prepare-se para conhecer uma Paris um pouco diferente.

Amélie Poulain andava muito pelos subúrbios da cidade, então, em alguns pontos, você logo percebe que a frequência de turistas é muito pouca. Até o Canal Saint-Martin (que é lindo de viver), fica em uma área com poucos turistas. Sempre bom ter cuidado.

Fizemos o roteiro na tarde de um dia, e manhã do outro, então se você se programar direitinho, dá para fazer ele durante um dia da sua viagem. Quem não está acostumado a andar no metrô de Paris pode se sentir um pouco perdido. O ideal é já localizar todas as linhas no mapa.

Há estações que têm o que eles chamam de “caminho longo e caminho curto”, nesse caso, vale ficar de olho na TV e verificar qual dos dois passa no seu destino.

Mas chega de blá, blá e vamos começar.

1. Palace Vídeo, ou Toys and Palace

Palace Vídeo

Nossa primeira parada foi no Palace Vídeo, o nome verdadeira é Toys and Palace, que é a loja onde o Nino (par da Amélie Poulain) trabalhava. A fachada está completamente diferente daquela do filme, mas fotografamos mesmo assim hahahaha.
Ele fica na rua do Moulin Rouge, então, você já pode fazer fotos por lá também e conhecer essa casa icônica.

A dica é começar o seu roteiro pela estação Pigalle, que fica muito perto da loja (vou deixar o Google Maps no final para você se localizar). Endereço: 37 Boulevard de Clichy, 75009 Paris, França.

2. Café des Deux Moulins

Café Dois Moinhos

Saindo de lá, vá direto para o Café Dois Moinhos, onde grande parte das cenas do Fabuloso Destino de Amélie Poulain foi gravada, afinal, era lá que a nossa heroína trabalhava.

Você deve continuar na Boulevard de Clichy até chegar na Rue Lepic. Gente, quando entrei no café foi como entrar no filme, sabe. Está tudo praticamente igual. Exceto a tabacaria (que não existe, ela foi criada só para a gravação), e o vidro onde a Amélie anotava o “prato do dia”.

No café tem um pôster autografado pela atriz, e eles preservam algumas peças do filme da Amélie Poulain para quem quiser ver (eu não gostei do lugar onde eles colocam, que é logo na entrada no banheiro, mas…).

Souvenirs café dois moinhos

Eu provei o creme brulée (óbvio), e no cardápio eles têm até opções que levam o nome da Amélie Poulain. O preço é caro, mas quem ama o filme não vai resistir de ficar um tempinho por lá rs. Endereço: 15 Rue Lepic, 75018 Paris, França.

creme brulée

3. Studio 28 Cinema

Studio 28

Ah, confesso que deu aquela vontade de assistir a um filme no Studio 28, e como a Amélie Poulain fazia, olhar para a cara das pessoas hahahaha. Mas, estávamos muito sem tempo.

Ele fica muito perto do Café Dois Moinhos. Continue andando pela Rue Lepic até a Rue Tholozé. Vire a direita e logo no início da rua você vai encontrar o cinema. Endereço: 10 Rue Tholozé, 75018 Paris, França.

4. Maison Collignon (nome real: Au Marché de la Butte)

Maison Collignon

Impossível não lembrar do Luciano e do Collignon, certo? A feira dele também fica super pertinho do cinema. Vá caminhando pela Rue Tholozé e a direita você vai encontrar a Rue Garreau.

Continue andando até a Rue des Trois Frères no número 56, pronto, você chegará na banca de frutas da Amélie. Quando passamos por lá chovia muitooo, mas perdemos a oportunidade de fazer uma foto igual a dela (lembra que no filme tinha uma cena que também estava chovendo?).

Ficamos tão eufóricas que nem lembramos desse detalhe hahahaha. Endereço: 56 Rue des Trois Frères, 75018 Paris, França.

Maison Collignon

5. Place Saint-Pierre

Place Saint-Pierre

Os outros lugares, como a Place Saint-Pierre, fizemos no dia seguinte. Acabamos tendo que completar o roteiro de carro, mas eu vou listar na ordem que fica melhor para conhecer a pé ou de metrô, ok?

Desça a Rue des Trois Frères, e depois vire à esquerda na Rue Tardieu, onde fica a Place Saint-Pierre. Ela fica aos pés da basílica Sacre Cœur e tem um lindo carrossel, que não resistimos e acabamos tirando foto lá também kkkkk.

Place Saint-Pierre

Aqui se passa uma das cenas mais conhecidas do filme. Amélie se disfarça e entrega o álbum perdido para o Nino. A gente também quis andar meio disfarçada hahahahaha.

Disfarçada na Place Saint-Pierre

6. Basílica de Sacré Cœur

Basílica de Sacré Cœur

A Basílica de Sacré Cœur é um dos pontos mais conhecidos e visitados de Paris. Foi aos pés dela que Amélie começou a dar pistas para o seu amado, e também foi bem próximo de lá a rua onde os dois terminam andando de motocicleta.

Por ser um dos pontos mais altos da cidade é possível ter uma vista incrível de Paris, e ainda vislumbrar a Torre, acredita? No filme, o Nino chega a usar um dos telescópios de lá. Só é bom tomar cuidado com os vendedores ambulantes e pessoas que circulam no meio dos turistas. Endereço: 35 Rue du Chevalier de la Barre, 75018 Paris, França.

Basílica de Sacré Cœur

7. Rue Saint-Vincent

Rue Saint-Vincent

Ali pertinho fica a rua por onde Amélie e Nino passam no final do filme, Rue Saint-Vincent. No entanto, antes vale a pena ir em uma rua que fica atrás da Basílica, a Rue du Chevalier de la Barre, onde ficam várias lojinhas de souvernirs.
Comprei uma caixinha com a valsa da Amélie Poulain, linda, linda. Voltando ao assunto, continue andando na Rue du Chevalier de la Barre, virei a direita na Rue du Mont Cenis e depois à esquerda na Rue Saint-Vincent.

8. Estação Lamarck-Caulaincourt

Estação Lamarck-Caulaincourt

Continuando pela Rue Saint-Vincent você vai chegar na Estação Lamarck-Caulaincourt. Foi lá que Amélie acompanhou um velhinho cego e caminhou animadamente pela região. Foi exatamente nessa estação que a nossa heroína deixou o velhinho.

Agora chegou o momento de comprar o seu ticket do metrô, lá no canal do Youtube dou uma dica para você economizar nas viagens, então aproveita para assistir os vlogs, e se inscrever, pois ainda tem muita coisa para mostrar de Paris.

Estação Lamarck-Caulaincourt

9. Estação Abbesses

Estação Abbesses

Pegue o trem em direção a Mairie d’Issy, e desça na estação Abesses, conhecida por ser a mais profunda de Paris, com seus 36 metros abaixo do nível da rua.

Foi nessa estação que Amélie Poulain viu o Nino pela primeira vez no filme.

10. Gare de l’Est

Gare de l’Est

Tentando ir para a Gare de l’Est, acabamos parando na do Norte hahahaha, mas logo percebemos o erro, pois não tinha a escada onde a Amélie começa a folhear o álbum do Nino, quando ele perde.

Gare de l’Est

Para chegar no seu destino da estação Abbesses, você precisa pegar o metrô no sentido de Front Populaire. Descer na estação Mairie de Montrouge, e fazer transferência para linha 4. Depois pegue outro metrô até a estação Gare de l’Est. Endereço: Place du 11 Novembre 1918, Rue du 8 Mai 1945, 75010 Paris, França.

11. Canal Saint-Martin

Canal Saint-Martin

Essa para mim é uma das locações mais bonitas que existe. Mas gente, para, que não dá para ficar onde a Amélie jogava as pedras. É tipo um lugar de contenção de água, então, fica fechado com cadeado. Somente funcionários conseguem passar.

Da Gare de l’Est é só atravessar o Jardin Vilemin e pronto, você já chega no Canal Saint-Martin. É um local meio perigoso (pelo menos na época em que fomos), portanto, é sempre bom um cuidado redobrado.

Canal Saint-Martin

12. Au Clown de la République

Au Clown de la République

A loja de fantasias onde a Amélie conseguiu a fantasia de Zorro. Sério, esse foi um dos momentos mais engraçados durante o nosso percurso. Tentamos de tudo para fazer a mesma posição da Amélie, e tinha um vendedor da loja ao lado, com cara do tipo, “o que essas meninas estão tentando fazer?”, kkkkk.

Au Clown de la République

Esse é o caminho um pouco mais longo. Você precisa seguir pela Rue de Lancry e virar à esquerda na Boulevard Saint-Martin, e voilá, chegou ao seu destino, e ao final do roteiro com as principais locações do filme O Fabuloso Destino de Amélie Poulain.

Espero muito que eu possa ajudar você na sua próxima viagem à Paris. E que você consiga colocar tudo em prática. Me conta aqui nos comentários! Ah, e para quem gosta de Looks do Dia, fiz um post especial dessa viagem da Europa 🙂

Olha o mapa aí (fonte Tips Trips):

Beijos e até a próxima.

22 thoughts on “Viagem Paris: Locações do “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain”

  1. Que bela realização de um sonho! Imagino a sua alegria e satisfação!! Viajei através das fotos e da sua narrativa. Meu filho já foi a Paris, a trabalho e tenho muitas fotos de lá. Ele me trouxe um perfume e uma blusinha de presente. Quem sabe um dia eu vá conhecer essa maravilhosa cidade. Não lembro de ter assistido esse filme, vou assisti-lo.
    Bjs

  2. É maravilhoso quando realizamos um sonho nosso, que legal você conhecer os lugares onde o filme O Fabuloso Destino de Amélie Poulain foi feito deve ter sido uma emoção muito boa pra você. Gostei muito de embarcar aqui com você nessa aventura, eu não conhecia esse filme, que lindo gostei muito do seu roteiro, esse Canal Saint-Martin que máximo, gostei bastante das fotos obrigada por compartilhar essa aventura, bjs.

  3. Joicy! Adorei este roteiro, tão original e cheio de coisas diferentes e lindas para descobrir. Não tenho nenhuma viagem agendada a Paris, mas fiquei com desejos incontroláveis de apanhar o primeiro avião… Parabéns, conteúdo realmente original. Ah… e eu também não resistiria ao crème brullèe e a desfazer a crosta de açúcar com a colher…:):)

    Susana – Blogue de Viagens Avenida Chique: https://www.avenida-chique.com

  4. oá , tudo bem ? Como uma amante de viagens curti demais seu post , conhecer as locações do filme “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain” é um sonho de muitos , parabens pela realização e obrigado por nos deixar viajar através de seus olhos. Bjssss

  5. olá , tudo bem ? Como uma amante de viagens curti demais seu post , conhecer as locações do filme “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain” é um sonho de muitos , parabens pela realização e obrigado por nos deixar viajar através de seus olhos. Bjssss

  6. Estou morta com esse post! Real e oficial hehe… To aqui dando gritinhos e imaginando estar nesses lugares tão maravilhosos. O creme brulée encheu meus olhinhos hahaha. As fotografias estão muito lindas ♥

  7. Eu nunca assisti o filme, mas confesso que depois de todo esse roteiro fica impossível não querer ver. Muito legal vc ter feito todo esse trajeto acompanhando as locações e principais momentos do filme. Perceber o carinho que vc tem e a alegria em estar em cada lugar é simplesmente fascinante e maravilhoso. Aumenta ainda mais a vontade de visitar Paris. Pena alguns desses lugares serem pouco visitados e ser até perigoso. Adorei o post.

  8. Olá, tudo bem?

    Não conheço o filme, mas fiquei curiosa e após esse post, procurarei na internet. Deve ser incrível conhecer um lugar que além de lindo foi locação de um filme né?! Ainda não fui na França, mas já acrescentei alguns lugares na lista. Fiquei apaixonada pelo Canal Saint-Martin e Basílica de Sacré Cœur. Lindo demais!
    Beijos!

  9. Boa tarde, como vai? Nossa que maravilha, esse sua viagem , fiquei aqui bem atentas as suas fotos pois sao lugares muitos lindos, realmente tem que marcar momentos assim, gostei bastante de você ter compartilhado um pouco de cada momento vivido!

  10. Ai gente, tive um momento fangirling e nostálgico olhando as fotografias do teu post, que por sinal estão perfeitas, amei todas elas. Amelie Poulain é aquele filme de lei na alma dos cinéfilos, imagino tua alegria ao passar nos lugares citados. Amei o canal e a loja fantasias, vou até fazer um crème brulée aqui porque fiquei na vontade. Amei o post, sério. Beijos.

  11. Olá!
    Meu sonho é conhecer Paris!
    Amei seu post, estou encantada com as fotos! Seu post é um verdadeiro roteiro para visitar Paris, com certeza quando for visitar vou usá-lo.
    Abraços

  12. Quanto lugar lindo! Paris realmente é encantadora! Ainda não viajei para fora, mas Paris sempre esteve na lista! Amei os lugares que você visitou! São lugares lindos e que fogem do roteiro tradicional de Paris..

  13. Uauuuu como é bom poder realizar nossos sonhos né? Imagino o quão encantador foi acompanhar essas locações do filme. Pra quem é fã , imagino a satisfação e alegria de percorrer esses lugares. Amei as fotos e saber mais sobre o filme!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.