Atualmente, o Dia Internacional da Mulher é celebrado no dia 8 de março, mas a data é sem dúvida carregada de muito simbolismo.

Mas do que uma simples data, o Dia Internacional da Mulher representa a luta de toda uma geração, por reconhecimento, por direitos iguais.

E assim como toda forma de protesto, as mulheres que iniciaram essa luta sofreram, e muitas morreram pela causa.

A data pode ser considerada ideal para fazer um balanço das conquistas femininas ao longo dos anos. Sim, hoje já temos direitos que antes não nos eram permitidos, mas infelizmente, a realidade que nos deparamos diariamente ainda é muito pesada.

Feminicídio, salários menores, homens que ainda se sentem superiores, mas felizmente muita coisa mudou. Vamos olhar para as injustiças e tragédias como um aprendizado, para que a nossa geração, e as gerações futuras, possam viver em um mundo realmente igualitário.

O que o Dia Internacional da Mulher realmente representa?

Você já se fez essa pergunta? Não vou ser hipócrita, gosto de receber flores, gosto de ser mimada, e não acho que há erros nisso.

Quando me perguntam se sou feminista, geralmente, a pessoa já tem uma resposta pronta.

Se respondo que sim (e ela não), vai dizer que sou extremista, se responder não, que não apoio as causas das mulheres.

O meu posicionamento para mim está muito bem estabelecido, nunca suportei a ideia de extremismo.

Não acho que ter a gentileza de abrir a porta do carro vai me fazer menos mulher, ou menos capaz. Vejo esses gestos como gentilezas.

Mas nunca vou achar normal uma mulher ganhar menos, ou não poder usar a roupa que se sente confortável, por medo do que os outros vão pensar.

Ou pior, por medo de não conseguir andar na rua sem ser incomodada.

E para finalizar, prefiro ficar com a definição do Wikipedia:

“Na década de 1970, o ano de 1975 foi designado pela ONU como o Ano Internacional da Mulher e o dia 8 de março foi adotado como o Dia Internacional da Mulher pelas Nações Unidas, tendo como objetivo lembrar as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres, independente de divisões nacionais, étnicas, linguísticas, culturais, econômicas ou políticas”.

E o que o Dia Internacional da Mulher representa para você? Conta aqui nos comentários.

Beijos e até o próximo post.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.