Coletivos Femininos, você conhece? Sabe como eles funcionam? Esse é um assunto que tem ganhado cada vez mais espaço na internet. Tratam-se de grupos de mulheres (olha o Girl Power ganhando força no Brasil). Que possuem um mesmo objetivo e que de alguma maneira desejam impactar o local onde vivem, ou a sociedade como um todo.

As participantes dos Coletivos Femininos realizam reuniões recorrentes, para discutir ideias, traçar planos, etc. Confesso que não conheço a fundo o assunto, mas gostei da ideia. Sabe o Clube do Livro? Acho que essa é uma evolução rsrs, pois trata de outros assuntos.

Coletivos Femininos

A ação realizada dentro dos Coletivos Femininos variam, de acordo com os princípios do grupo. Um site que reúne as principais iniciativas do país é o MAMU – Mapa de Coletivo de Mulheres.

Opções de Coletivos Femininos

Eu fiquei bem interessada em conhecer mais a fundo os Coletivos Femininos. Tem de tudo que é assunto, jornalismo, beleza, amamentação, cursos, dança, entre outros.

Dos que eu vi, gostei bastante do trabalho desenvolvido pela Lojinha das Minas, em São Bernardo do Campo (SP). As meninas se unem para oferecer um pouco de conforto para as pessoas em situação de rua. Elas levam roupas, acessórios e até serviços de beleza. Olha que ideia bacana.

A ideia do projeto é montar uma lojinha gratuita na rua, com todo o design de uma loja comum. Os produtos podem ser retirados pelas interessadas. Além disso, são oferecidos serviços de cabeleireiros e manicure. Eu não sei se funciona, se você for de São Bernardo me conta aqui. E se quiser participar, o e-mail delas é lojinhadasminas.contato@gmail.com.

Coletivos FemininosGostei também do “Faça amor, não faça chapinha”. Esse é um projeto virtual que tem o objetivo de enaltecer a beleza e a cultura dos cabelos naturais. E ao mesmo tempo desmistificar a ideia de que o cabelo liso é que é considerado “cabelo bom”.

No Rio, eu gostei muito do projeto da Rede Colmeia. Uma ação voltada para a economiaColetivos Femininos solidária. As participantes promovem uma feira regularmente, onde tem aulas de yoga, oficinas, além de produtos incríveis como as biojóias e produtos de limpeza naturais.

No site MUMA você pode conhecer mais sobre os projetos da sua cidade, pois a busca pode ser feita por estado ou assunto. Que tal se envolver em algum dos Coletivos Femininos?

Beijos.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.